A atividade 9 " Construção de concepções de humano mundo - educação: a perpectiva marxista" da disciplina "Escola, Cultura e Sociedade" possui, no meu entendimento, alguns problemas de organização. As instruções iniciais são conflitantes com as descrições das atividades no final da página.
Incialmente são indicados dois textos como sendo leitura para a semana. Posteriomente, é indicado para utilização na atividade apenas um destes textos. Acho que deve ficar claro se os dois textos são obrigatoriamente leituras da semana ou se um deles é sugestão de leitura. Se os dois forem complementrares, o que pelo que vi são, deve ser os dois indicados na atividade final.
Gostaria de comentar que o texto "A ideologia alemã" é um pouco extenso e de uma compreensão um pouco densa, o que acho meio compliado para uma turma de gradução e no início do curso. O texto "textos sobre educação e ensino" tmab´m é um tenso denso porém, de mais fácil compreensão. Acho que os dois textos para um semana é muita coisa, optaria pelo segundo.
Acho que o tema da atividade deve ser modificado. Invés de se falar de concepções de mundo, deve ficar claro o tema abordado, que para mim é: sociedade, divisão do trabalho, mundo e educação.
Na primeira explicação da atividade esta sendo solicitado um texto inicial que deverá ser postado no blog e depois um texto final. No final da atividade é apenas solicitado que o texto final constrúido de forma calaborativa seja postado no blog. Acho que estas questões devem estar bem definidas e claras, na solicitação e nos procedimentos para que não ocorra uma grande confusão na realização da tarefa.
O tempo determinada para esta tarefa como sendo de 3 horas é muito reduzida para a carga de trabalho estabelecida nesta atividade. Notei que a popstagem do texto final apresenta um prazo maior para sua execução. Então, mais uma vez acho que deve ficar claro o prazo de cada etapa da tarefa.
Outra questão complicada é a busca de blogs no Polo entre todos os integrantes deste Polo que serão em torno de 80. Acho muito dificil que todos os professores-alunos tenham condições de ficar procurando em 80 blogs uma figura para que a partir daí se formem grupos e se consiga desenvolver a atividade.
Outra questão fundamental para a execução desta tarefa se refere a ferramenta Wiki. Acho uma ferramenta muito interessente e que pode ser didaticamente muito produtiva, porém, acho que deve ser dado aos alunos instruções inciais sobre a utilização desta ferramenta.
O meu grupo ( grupo 1) uilizou esta ferramenta para a discussão do texto "sistema de ensino e divisão do trabalho", para que a ferramente fosse realmente testada. Deste teste pode-se ver que a explicação inicial sobre a utilização da ferramente é fundamental.
Estas são minhas observações referentes a atividade 9.
0 comentários:
Postar um comentário